Chegada de ciclone extratropical no Brasil traz alerta de perigo para vários estados
Após uma breve pausa no mau tempo, um novo alerta de “perigo” para tempestades foi emitido para o Brasil, nesta última quinta-feira, dia 6 de novembro. A aproximação de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical devem trazer chuvas intensas, granizo e ventos fortes para o Sul e Sudeste do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Climatempo estão monitorando o sistema.
Embora a formação do ciclone em si esteja prevista apenas para a noite de sexta-feira (7), entre o litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sua aproximação já causa grande instabilidade. Com a notícia do novo ciclone, a previsão para esta quinta-feira já é de tempo instável na maior parte do país e a explicação está relacionada as condições climáticas atuais.
O calor e a umidade favorecem a formação de nuvens carregadas, com previsão de pancadas de chuva no norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Diante da situação de alerta, o Sul do país vive um dia de calmaria antes da tempestade. O tempo nesta quinta-feira é mais seco no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com temperaturas amenas, variando entre 9°C e 23°C.
O calor mais intenso, no entanto, persiste em outras regiões. O Centro-Oeste e o Norte do país continuam com máximas que ultrapassam os 35°C, e a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30% em Goiás e Mato Grosso do Sul.
Essa situação aumenta o risco de incêndios florestais. No momento, as autoridades pedem atenção máxima para a virada do tempo, especialmente na noite de sexta-feira, quando o ciclone se intensifica.
A previsão para o fim de semana na Região Sul é de chuvas volumosas e ventania, enquanto o Sudeste e o Centro-Oeste seguem abafados, aguardando a chegada da frente fria.

