Após fumaça branca, conheça o novo Papa que escolheu o nome Leão XIV

O novo papa escolhido é Robert Francis Prevost, de 69 anos de idade, americano naturalizado peruano e que atuou como prefeito do Dicastério para os Bispos, no Vaticano.

Em relação à polarização existente entre as alas progressistas e conservadoras da Igreja Católica, ele aparece como uma figura moderadora, teno uma trajetória macada por décadas e serviço missionário, administração eclesiástica e postura pragmática.

Nascido em Chicago, Prevost ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1982, ordenando-se sacerdote aos 27 anos. Passou 20 anos no Peru, onde atuou como pároco, bispo de Chiclayo e cidadão naturalizado, além de liderar sua ordem religiosa globalmente.

Fluente em espanhol, italiano e inglês, acumulou experiência ao promover diálogo intercultural e participar da atuação em comunidades consideradas mais vulneráveis.

“O bispo não deve ser um pequeno príncipe em seu reino, mas caminhar com o povo, sofrer com ele”, declarou ao site do Vaticano em 2023. No cargo de prefeito, ele promoveu critérios de humildade e serviço, que eram alinhados à linha de Francisco.

No momento, Prevost é descrito como um “meio-termo” entre progressistas e conservadores, pois no social, defende ações para pobres e migrantes, assim como o seu antecessor.

Em relação a moral mantém uma postura conservadora em temas como LGBTQIA+ e questões de gênero. Em 2012, criticou a simpatia midiática por estilos de vida que eram considerados como contrários ao Evangelho, ao se referir a uniões homoafetivas.

Como bispo no Peru, opôs-se à inclusão de gênero no currículo escolar, chamando-a de “confusa e artificial”. Além disso, passou por algumas polêmicas, especialmente sobre casos de abuso sexual.

Uma mulher em Chiclayo acusou-o de negligência ao investigar denúncias contra dois padres. A diocese afirma que o processo foi encerrado pelo Vaticano e reaberto posteriormente.

Ativistas também criticaram sua aprovação da transferência de um padre acusado de abuso para um mosteiro próximo a uma escola católica. Além disso, comparado a Francisco, ele é visto como alguém mais reservado e metódico.