Cristo Protetor: Conheça a história da estátua que superou o Redentor em tamanho e virou símbolo de fé

Neste domingo (6)Encantado, no interior do Rio Grande do Sul, celebrou a inauguração do Complexo do Cristo Protetor de Encantado. O local conta com uma capela, espaços de reflexão e praça de alimentação, além de estrutura para passeio e visitação. A inauguração do Cristo Protetor movimenta a cidade. Até o dia 21 de abrilmoradores de Encantado podem visitar o monumento de graça, com apresentação de comprovante de residência.

Cristo Protetor, no RS, é a maior estátua de representação de Jesus do Brasil — Foto: Reprodução/TV Globo

Cristo Protetor, no RS, é a maior estátua de representação de Jesus do Brasil — Foto: Reprodução/TV Globo

Inaugurada em 2022, a estátua batizada de Cristo Protetor tem 43,5 metros, incluindo a base, e supera o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em 5,5 metros. Mais do que o tamanho, o que chama atenção é o que ela representa para a cidade: um símbolo de féesperança e reconstrução coletiva.

O projeto é administrado pela Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE) e teve investimento estimado em R$ 25 milhões, bancado com doações, bilheteria e visitas guiadas, sem uso de recursos públicos. A área do monumento foi doada por antigos proprietários ao município, que cedeu o espaço à AACE. O acesso asfaltado ao parque, inaugurado em dezembro, teve apoio da prefeitura e do governo estadual.

O município, com pouco mais de 22 mil habitantes, foi atingido por duas grandes enchentes em 2023 e 2024. Muitas famílias ainda vivem em estruturas provisórias. A imagem gigante de braços abertos agora vigia do alto uma cidade que tenta se reerguer.

O que tem no Complexo Cristo Encantado

  • Capela de vidro: em homenagem ao Santo Scalabrini, bispo italiano, canonizado em 2022 e conhecido como o ‘’Pai dos Migrantes’’, dedicado à causa dos imigrantes e refugiados;
  • Fonte dos Apóstolos: com 12 jatos d’água simbolizando os discípulos de Jesus;
  • Caminho dos Salmos: trajeto demarcado com citações bíblicas;
  • Fonte da Vida: localizada no pedestal da estátua, com quedas d’água representando a ressurreição de Cristo;
  • Monte das Oliveiras: espaço de reflexão inspirado nos sermões de Jesus;
  • Placa dos Doadores: homenagem aos contribuintes da obra.

Sonho coletivo

A ideia de construir o monumento parte de um padre, ainda em 2015Padre João Granzotto queria marcar a fé da cidade e atrair desenvolvimento. Quatro anos depois, nasce a Associação dos Amigos de Cristo de Encantado, criada para arrecadar os fundos e tirar o plano do papel.

Cristo Protetor de Encantado (RS) tem 43,5 metros, superando em 5,5cm a altura do famoso Cristo Redentor do Rio. Imagem: reprodução

Cristo Protetor de Encantado (RS) tem 43,5 metros, superando em 5,5cm a altura do famoso Cristo Redentor do Rio – Foto: Reprodução

“Aqui não tem dinheiro público. São várias mãos que vieram contribuir”, diz Robison Gonzatti, presidente da associação. Foi o caso da cuidadora Lurdes Cofferi, que fez uma promessa: “Eu disse que quando o Cristo ficasse pronto, eu ia doar 50 reais. Não é muito, mas no começo, qualquer vinde ajudava. É uma obra de fé. É o mínimo que eu podia fazer”.

O artista responsável pelo Cristo

O responsável por erguer o monumento é o mestre de obras Artur Lopes de Souza, que já estava aposentado. Ele aceitou o desafio mesmo sem experiência com obras artísticas. “Eu só trabalhava com pontes, usinas hidrelétricas. Nunca com esculturas. Mas era pra cidade, era comunitário. Vi que era um projeto enorme e aceitei. Peguei os projetos, estudei e voltei pro batente”.

A escultura é feita pelo artista plástico Genésio Moura, conhecido por outros Cristos no Brasil. Mas, durante a obra, ele enfrentou um problema de saúde. Quem assumiu, então, foi o filho, o escultor Markus Moura“Meu pai me passou o bastão. Disse: ‘Confio em você. Eu fico aqui no hospital te dando as dias”, contou Markus.

O processo levou anos e enfrentou atrasos por causa da pandemia. Um dos momentos mais difíceis foi erguer os braços e a cabeça do Cristo, em 2021. Um pedaço da mão do Cristo foi abençoada pelo papa Francisco. A estátua também ganhou uma música própria, interpretada pela dupla César Menotti & Fabiano.

Papa Francisco abençoa pedaço do Cristo Protetor, de Encantado — Foto: Reprodução/Instagram

Papa Francisco abençoa pedaço do Cristo Protetor, de Encantado — Foto: Reprodução/Instagram

A realidade dos habitantes

Do alto do morro, a imagem do Cristo domina a paisagem. Mas, ao pé da estátua, a vida ainda é difícil. Famílias desalojadas pelas enchentes moram em casas provisórias pequenas e quentes, semelhantes a contêineres. “Quando faz calor, é insuportável. O corpo de bombeiros até vem jogar água pra refrescar, mas não adianta muito. A gente tenta se distrair, brincar, pra esquecer um pouco do que aconteceu”, falou Izolde Fontana, empregada doméstica.

Moradias improvisadas recebem famílias afetadas pelas enchentes no RS — Foto: Reprodução/TV Globo

Moradias improvisadas recebem famílias afetadas pelas enchentes no RS — Foto: Reprodução/TV Globo

Algumas famílias já conseguiram o auxílio de R$ 200 mil do governo federal para recomeçar. Outras seguem esperando. O governo do estado promete iniciar as mudanças para moradias definitivas a partir de maio. “É o que nos resta agora: ter esperança de sair daqui logo. Mas pelo menos estamos vivos, né? E o Cristo tá lá olhando pela gente”, disse Benhur Chaves, aposentado.