Morre Tanea Romão, ex-participante do ‘Pesadelo na Cozinha’, aos 58 anos

A chef Tanea Romão, conhecida por sua participação na terceira temporada do reality Pesadelo na Cozinha, faleceu no último sábado (19), aos 58 anos, vítima de cetoacidose diabética. A informação foi divulgada pelo site Prazeres da Mesa. Desde 2023, Tanea vivia em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, onde atuava como merendeira e prestava consultoria a restaurantes da região. Nascida e criada em São Paulo, Tanea era também pesquisadora da culinária brasileira e madrinha do projeto Sabor de São Paulo.

Ela foi uma figura ativa no Movimento Slow Food e integrante da Aliança dos Cozinheiros. Seu restaurante, o Kitanda Brasil, chegou a ser reconhecido entre os 50 melhores do país, com unidades em Minas Gerais e na capital paulista.

Em 2021, participou do programa Pesadelo na Cozinha, e após a intervenção do chef Erick Jacquin, o Kitanda foi reformado e passou a se chamar Casa da Tanea. No entanto, enfrentando os impactos da pandemia da Covid-19, o restaurante encerrou as atividades em 2023, segundo informou a Band.

Em sua última entrevista ao site da emissora, Tanea falou com carinho sobre sua nova vida na Amazônia: “Essa floresta e esse ‘marzão’ de água doce, o Rio Negro, é curativo. Nos transporta para um lugar muito mágico. No começo nem eu sabia porque estava vindo, mas hoje entendo que era para viver esse luto”, declarou.

A cetoacidose diabética, causa da morte de Tanea, é uma condição grave que costuma atingir principalmente pessoas com diabetes tipo 1, mas também pode ocorrer em casos de diabetes tipo 2. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, trata-se de uma emergência médica, caracterizada pelo excesso de glicose e cetonas no sangue. Relembre a participação de Tanea no ‘Pesadelo na Cozinha’: