Qual será a rota do ciclone extratropical que chegará neste final de semana ao Brasil
Em um alerta que mistura alívio e tensão, foi confirmada a chegada de um novo ciclone extratropical, que já tem data para se formar neste fim de semana, a partir de domingo, dia 16 de novembro.
O fenômeno teve sua trajetória analisada e, diferentemente do ciclone que trouxe morte e destruição na semana passada, este não deve atingir o Brasil diretamente, mas o alívio vem acompanhado de novos riscos.
A Metsul Meteorologia concedeu a previsão e falou sobre os impactos da frente fria associada. “A frente fria derivada do ciclone vai trazer impactos no território brasileiro e com riscos em vários estados”, revelou o boletim.
O boletim trouxe um alerta para “um alto risco de temporais, que isoladamente pode ser fortes e até mesmo severos com vendavais e granizo”. Com a notícia da nova formação, os detalhes da trajetória trouxeram alívio.
O ciclone deve se formar mais ao Sul, sobre a Argentina e o Uruguai, e se afastar rapidamente para o Oceano Atlântico, sem cruzar o território brasileiro como o anterior, que deixou nove mortos.
Neste momento de alerta, a previsão é de que, apesar de não haver vento ciclônico intenso na costa, a frente fria avançará pelo Sul no domingo e seguirá para o Centro-Oeste e Sudeste no início da semana.
A lembrança da última semana, e o respeito pelo o que a força da natureza representa, é o que guia a atenção redobrada das autoridades e da população em geral.
No momento, a população do Sul se prepara para um domingo de tempo severo. O sentimento que fica é o de um alívio por não ser um ciclone de igual magnitude, mas de tensão e alerta diante do alto risco de temporais, granizo e vendavais.

