O ator de Hollywood Val Kilmer, conhecido por seus papéis em alguns dos maiores filmes das décadas de 1980 e 1990, incluindo ‘Top Gun’ e ‘Batman Eternamente’, morreu aos 65 anos, nessa terça-feira (1). Ele também estrelou ‘The Doors’, de 1991, interpretando o lendário vocalista da banda, Jim Morrison, além do faroeste ‘Tombstone: A Justiça Está Chegando’ e do drama policial ‘Fogo Contra Fogo’.
Val Kilmer morreu de pneumonia aos 65 anos, segundo sua filha — Foto: GETTY IMAGES
Kilmer morreu de pneumonia em Los Angeles, informou sua filha Mercedes à imprensa dos EUA. Ela disse que seu pai havia sido diagnosticado com câncer de garganta em 2014, mas se recuperou posteriormente. A cirurgia de traqueotomia afetou sua voz e interrompeu sua carreira de ator, mas ele voltou às telas para reprisar seu papel como o piloto de caça Iceman ao lado de Tom Cruise em ‘Top Gun: Maverick’, de 2022.
Homenagem de Michael Mann, Coppola e Josh Brolin
Em homenagem ao ator, o diretor de ‘Fogo Contra Fogo’, Michael Mann, disse: “Enquanto trabalhava com Val em ‘Fogo Contra Fogo’, sempre me maravilhei com a amplitude, a brilhante variabilidade dentro da poderosa corrente do caráter possessivo e expressivo de Val”.
“Depois de tantos anos em que Val lutou contra a doença e manteve seu espírito, esta é uma notícia tremendamente triste”, escreveu Mann no Instagram. “Até mais, amigo. Vou sentir sua falta”, escreveu o ator americano Josh Brolin ao lado de uma foto sua e de Kilmer no Instagram. “Você era uma explosão inteligente, desafiadora, corajosa e supercriativa. Não há muitos assim que sobraram”, ele acrescentou.
Francis Ford Coppola também destacou o talento de Kilmer. “Val Kilmer era o ator mais talentoso do seu ensino médio, e aquele talento apenas se intensificou ao longo de sua vida. Ele era uma pessoa maravilhosa com quem trabalhar e uma alegria de conhecer. Sempre me lembrarei dele”.
Já Josh Brolin falou sobre a amizade de ambos. “Até logo, amigo. Vou sentir sua falta. Você era um foguete inteligente, desafiador, corajoso e criativo. Não sobraram muitos assim. Espero te ver aí no céu quando eu eventualmente chegar. Até lá, memórias incríveis e pensamentos amorosos”.
Mais sobre Val Kilmer
Nascido Val Edward Kilmer em 31 de dezembro de 1959, Kilmer cresceu em uma família de classe média em Los Angeles. Seus pais eram cientistas cristãos, um movimento ao qual Kilmer aderiria pelo resto de sua vida. Aos 17 anos, ele se tornou o aluno mais jovem a se matricular na Julliard School, em Nova York, um dos mais prestigiados conservatórios de teatro do mundo.
Ele ficou conhecido nas comédias ‘Top Secret!: Superconfidencial’, de 1984, e Academia de Gênios do ano seguinte, antes de se consolidar em Hollywood como Iceman, o inimigo do personagem Maverick de Tom Cruise em ‘Top Gun’, de 1986, um dos filmes que definiram a década. Kilmer estrelou o filme de fantasia ‘Willow: Na Terra da Magia’ e o suspense policial ‘Mate-me Outra Vez’, ambos ao lado da atriz britânica Joanne Whalley, com quem se casou em 1988.
O casal teve dois filhos. Ele provou ainda mais seu talento e versatilidade quando interpretou de forma convincente o vocalista Jim Morrison em ‘The Doors’, 20 anos após a morte do cantor. ‘Tombstone: A Justiça Está Chegando’, no qual interpretou o pistoleiro Doc Holliday, e ‘Fogo Contra Fogo’, no qual atuou ao lado de Al Pacino e Robert De Niro, também foram sucessos.
‘Batman’ e sequência de ‘Top Gun’
Ele sucedeu Michael Keaton no papel de Batman no filme ‘Batman Eternamente’, em 1995, que obteve sucesso de bilheteria, mas recebeu críticas mistas. Kilmer acabou desistindo de repetir o papel no próximo filme do Batman.
Batman Eternamente – Foto: Reprodução
Em 2021, Kilmer lançou um documentário narrando os altos e baixos de sua vida e carreira. O ator, que estreou no Festival de Cinema de Cannes, apresentou 40 anos de gravações caseiras, incluindo ele falando com uma caixa de voz após uma cirurgia de câncer.
Ele continuou atuando. Seu retorno como Iceman na tão aguardada sequência de ‘Top Gun’ foi particularmente comovente. Cruise disse na época: “Conheço Val há décadas, e o fato de ele ter voltado e interpretado aquele personagem… ele é um ator tão poderoso que instantaneamente se tornou aquele personagem novamente”.